A influência e o poder que a internet trouxe para o mercado de publicidade digital, também expandiu o pool de talentos quebrando as barreiras do acesso ao mercado. Hoje, influenciadores digitais são uma força a ser considerada, tanto para as marcas quanto para o público em geral.
No entanto, como funcionários autônomos, os influencers precisam ter certeza de que são protegidos das variações do mercado. Isso significa ter clareza sobre o que está sendo acordado na oferta e na aceitação de campanhas de publicidade. Por isso, a utilização de contratos é fundamental para garantir que o infuenciador saiba exatamente o que obterá em troca do seu trabalho.
Os contratos entre as partes são a melhor maneira de estabelecer as regras e garantir que todos os envolvidos saibam quais são as evidências e proteções necessárias. Isso, não só garante que os direitos do influenciador sejam preservados, mas também ajuda a definir e delimitar com precisão todas as responsabilidades da campanha.
Comercialmente, os contratos também são úteis para criar um cenário de segurança para as marcas, já que ajudam a evitar problemas legais desnecessários e, ao mesmo tempo, permitem que os termos da cobrança sejam estabelecidos apenas quando as campanhas tiverem sucesso.
Assim, os anunciantes podem se certificar de que estão pagando apenas pelas campanhas que realmente são bem-sucedidas.Finalmente, contratos bem elaborados também são fundamentais para suportar a legislação geral.
Trata-se de assegurar que os contratantes e cumpridores estejam cientes de suas responsabilidades jurídicas e que não violarão as leis existentes.
Com todos esses benefícios, não fica difícil ver a importância dos contratos para estabelecer um ambiente de segurança e transparência entre as marcas e os influencers.
Ter clareza sobre as suas necessidades, direitos e responsabilidades é o que mantém tanto os jogadores quanto o ambiente acalorado do marketing digital.
Confira este artigo publicado em jusbrasil.com.br